Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek, e para promover a cultura nerd/geek, comemorada em 25 de maio.

Mas você sabe o que realmente é comemorado no dia 25 de Maio?

A data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977, mas divide o mesmo dia com dois outros “feriados” de fãs semelhantes: o Dia da Toalha, para os fãs da “trilogia de cinco” O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams, e o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.

E o que é ser Nerd? Ou Geek?

Reza uma das lendas que a expressão NERD tem sido utilizada desde a segunda metade da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT) para se referir a todo o aluno estudioso e dedicado ao extremo como sendo um estudante do tipo  “knurd”  , ou seja, o  inverso de “drunk”  (bêbado) satirizando a sobriedade excessiva desse tipo de colega.

Outra versão se reporta aos técnicos (e outros gênios) de laboratório do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá  (Northern Electric Research and Development) cuja sigla N.E.R.D  destacava-se  em caixa alta em seus crachás. Fica fácil imaginar o impacto de um grupo coeso de pessoas esquisitas e muito inteligentes andando para lá e para cá com o termo NERD alfinetado em seus jalecos.

A partir da década de 1960 o termo NERD foi amplamente difundido, principalmente em sua conotação pejorativa, geralmente aplicado àquelas pessoas esquisitas cuja inteligência muito acima da média os impedia de se relacionarem socialmente, além de serem evidentemente os estereótipos de pessoas desprovidas de atrativos físicos e dotadas de gosto duvidoso ou contrastante para literatura, moda, música, cinema e outros itens culturais.

Hoje o termo se amenizou e se diversificou principalmente com o advento da informática, surgindo um subtipo ou uma reclassificação como um “expert” também em informática, validando o termo “geek”, algo como um NERD high tec.

Que a força esteja com você!

O dia do Orgulho Nerd (ou Geek), é comemorado em 25 de maio devido à estreia de Star Wars nos cinemas. Fica claro aqui que a produção cinematográfica que revolucionou o cinema (pelo menos na opinião dos Nerds de plantão) tem atuado como um grande divisor de águas no universo Nerd.

Nada de pânico – Eu trouxe minha toalha!

Esse dia, a partir de 2011, foi escolhido também para homenagear o escritor britânico Douglas Adams e sua obra mais célebre —  Isso ocorreu duas semanas após o falecimento de Douglas Adams –, “O Guia do Mochileiro das Galáxias”   na qual, além de narrar a “trágica” aventura de Arthur Dent,  identifica a toalha como o utensílio imprescindível a  todo mochileiro da galáxia; isso por que a toalha pode ser usada como agasalho, como capa, como cobertura (turbante), como forro, como escudo, como arma, como símbolo, etc., e, o que é mais extraordinário, pode ser usada também  como toalha.

Se não percebeu a ironia ou não conseguiu compreender a profundidade da expressão “nada de pânico – eu trouxe minha toalha” você realmente não é um NERD de verdade.  Por essa razão estude atentamente o guia e tenha sempre o número 42 em mente

Salve o Glorioso 25 de maio!

Existe ainda mais uma referência celebrada por milhares de fãs em todo o mundo tendo como data sagrada o dia 25 de maio.

Trata-se da obra  “Discworld” criada por um autor cult de ficção científica –  o também inglês Terry Pratchett.

Usando de muito humor e fina ironia, Pratchett conta histórias de mundos fantásticos, inspirados na mitologia hindu.

A data 25 de maio está na obra, dia que se comemora a chamada Revolução Gloriosa, onde a monarquia de Discworld é substituída por uma república. Imperdível.

As cidades mais nerds do Brasil

Não é uma estatística oficial — afinal, não há nada menos nerd que ficar medindo índice de nerdice por aí –, mas ainda assim é bem bacana: a Amazon.com.br lançou um ranking das cidades mais nerds do Brasil, de acordo com as vendas de seus livros impressos na loja online brasileira. O resultado é surpreendente: em primeiro lugar, aparece Rio Claro (SP), com Caruaru (PE) com o vice-campeonato. Abaixo, o top 20, em nerdice per capita.

Gráfico da Amazon lista as cidades ‘mais nerds’ do Brasil. (Foto: Divulgação/Amazon)

Além disso, a lista também faz menções a algumas lideranças em específico: a cidade das toalhas no Brasil é Novo Hamburgo (RS), que tem a maior entrega per capita de livros de Douglas Adams. Bagé (RS) , por sua vez, é a campeã dos quadrinhos e das graphic novels. Ribeirão Pires (SP), no ABC paulista, tem a maior proporção de fãs de Game of Thrones, enquanto Rio Claro (SP) é a líder da Força — com a maior quantidade de livros de Star Wars já entregues pela Amazon por cabeça.

Como comemorar?

Ao contrário do Carnaval, do Halloween ou do seu aniversário de cinco anos, para comemorar o Dia do Orgulho Nerd você não precisa se fantasiar — mas pode, caso tenha uma armadura de Stormtrooper incrível ou uma roupa/capuz de Presto guardada no seu armário. Tudo o que você precisa fazer é ser você mesmo — “a menos que você possa ser o Batman! Sempre prefira ser o Batman!”

E se você for de Recife, pode ir comemorar junto com a gente no Shopping Tacaruna no Dia da Toalha e do Orgulho Nerd-Episódio V+Power-Kon Strike Back, Encontro Nerd que vai rolar entre os dias 25 à 28 de Maio das 11:00 às 20:00 e estaremos lá com uma roda de discussão irada, não fica fora dessa, veste teu cosplay pega a toalha e… Não tenha medo!

Saiba Mais participando do FACEBOOK DO EVENTO:
https://www.facebook.com/events/1856875324560043/
https://www.facebook.com/Powerkonrecife/videos/775870755922348/

%d blogueiros gostam disto: