A plataforma de computação cognitiva foi treinada para analisar e dar notas a fantasias de cosplayers durante edição recifense do maior evento de cultura pop da América Latina

A IBM anunciou hoje (14), que sua plataforma de computação cognitiva, IBM Watson, foi treinada para complementar o júri do Concurso Cosplay Tour durante a edição recifense do evento CCXP Tour Nordeste, que acontece de 13 a 16 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco. O IBM Watson é um sistema cognitivo que analisa grandes volumes de dados – estruturados e não estruturados – e processa informações de forma objetiva, gerando insights que podem ajudar profissionais em tomadas de decisão. A tecnologia já está presente em setores como saúde, finanças, jurídico e varejo, entre outros, e agora fará sua estreia no universo geek, no Concurso Cosplay Tour.

O termo “cosplay” vem da união das palavras costume (fantasia) e play e é utilizado para descrever fãs de cultura pop que se fantasiam e interpretam personagens de filmes, séries, desenhos animados, histórias em quadrinhos ou videogames. Para virar júri deste concurso, o Watson analisou previamente mais de 50 fotos de cada um dos personagens originais e, por meio de uma API¹ de reconhecimento de imagem, conseguirá avaliar os cosplayers que mais se aproximarão desta realidade.

Os cosplayers estarão fantasiados de personagens como: Big Daddy (do jogo “BioShock”), Jade (do jogo “Mortal Kombat”), e Milo de Escorpião (do desenho “Os Cavaleiros do Zodíaco”), entre outros. O Watson acompanhará ao vivo a apresentação dos finalistas da categoria Best Costume (melhor fantasia). Ao final da fase de apresentações, a plataforma gerará uma nota para cada fantasia, que será acrescentada à pontuação dos demais júris. O vencedor do concurso receberá um pacote turístico com destino à cidade de São Paulo para participar dos quatro dias do evento Comic Con Experience 2017 e garantirá uma vaga na etapa final do Concurso Cosplay Experience 2017.

Durante o evento em Recife, o Watson também estará disponível para analisar as fantasias de outros cosplayers presentes, conferindo alguns dos personagens mais populares de feiras geeks, como Arlequina, Homem-Aranha, Batman, Super-Homem, Coringa e Mulher Maravilha.

“A inteligência cognitiva IBM já ajuda empresas brasileiras de diversos setores. Estamos muito felizes em compartilhar esta tecnologia com os apaixonados pelas culturas pop e geek. O Watson é uma plataforma de imenso potencial e a possibilidade de utilizá-lo como parte integrante do júri de um dos concursos mais celebrados deste evento só mostra que há espaço para a inteligência cognitiva também no mercado de entretenimento brasileiro”, comenta Thiago Rotta, líder da plataforma Watson para a IBM Brasil.

A etapa final do Cosplay Tour acontece no domingo (16 de abril) às 15h30.

Sobre a Computação Cognitiva

A computação cognitiva é considerada a Terceira Era Computacional, cujo maior objetivo é aumentar a capacidade cognitiva do ser humano. Seus sistemas reproduzem com certa semelhança a nossa forma de pensar, interagir e aprender, extraindo conhecimento de dados estruturados e não-estruturados – com fontes e formatos distintos como textos, imagens e vídeos. Os insights gerados podem contribuir para a solução de problemas complexos da humanidade e das empresas.

O Watson é a plataforma cognitiva da IBM. No mundo, mais de 80 mil desenvolvedores já estão utilizando seus serviços na nuvem. A perspectiva da IBM é que 1 bilhão de pessoas tenham contato com esta tecnologia até 2018, sendo que 500 startups já construíram aplicações baseadas nessas soluções.

¹API vem do termo em inglês Application Programming Interface, que significa uma interface com instruções para o desenvolvedor programar.

%d blogueiros gostam disto: